quarta-feira, 22 de maio de 2013

Homem não chora?

Homem não chora.Desde pequeno ouço isto, criança chorona que era.Com o tempo as lágrimas foram secando.Uma forma mais marcial, se podemos chamar assim, de levar as coisas. Tempo que endurece a pele e o coração?Mais velho , além da infância encastelada, desatei a chorar por coisas que me tocavam a alma, coisas inesperadas, no silêncio da contemplação que a beleza permite.Ficava surpreso ao ver como, por exemplo, música ou poesia me faziam chorar. Ou uma frustração amorosa.
     Acho que sou um chorão.Mas nada me fez derramar mais lágrimas em abundância do que as mulheres.Bem, se a maioria das lágrimas foi em vão, pelo menos serviu para aliviar.Chorei muito com filmecos sentimentais, principalmente com histórias de amor que não davam certo.  Dizem que o mesmo ocorria com Henry Miller, quem diria!Coisa de mulher?!Puxa vida, é bom que a maioria dos homens que conheço não saibam disso, ah,ah!Presumo.Mas assumo que sou chorão.Mas, quem diria, não chorei no enterro de meu pai, arrasado por dentro ao ver o choro das mulheres sobre o esquife.Choro de mulher me silencia, tapa meus canais lacrimais e faz o coração se apertar como numa camisa de força.Criança, então, nem pensar: é como um fio de aço cortando a alma, nada pior que um choro de criança.
     Diz-se que os gregos choravam muito.Pelo menos no período arcaico, pré-socrático.Choravam por tudo, mas principalmente ao ver o companheiro morto em combate; choravam até sobre o corpo do inimigo que, valoroso, havia morrido em combate.Elegante,não? Mas, homem não chora, não é mesmo?Joguete dos deuses, eles tinham mais é que chorar.
    Em todo caso sou chorão.Quando choro para "dentro" é pior.São lágrimas que, vertidas para o fundo de uma laringe inexistente e inapreensível, parecem empedrar a alma.Lágrimas que vão para dentro são como a morte: inexplicáveis.
   Claro que há o choro por raiva, este mais difícil de explicar.Mas explicar lágrimas? Lágrima não sw explica, apenas se verte, fluido estranho, matéria líquida que condensa um pouco de nossa alma.Há lágrimas que poderiam derreter aço, fender uma rocha, matar um homem se pingadas em seu ouvido(seria o veneno de Lady Macbeth feito de suas próprias lágrimas feitas de mal?), mudar a matéria alquimicamente, pedra em ouro pelo poder lacrimal, vai lá saber...
    Chorar na frente de uma mulher sempre me fez sentir o ser mais fragilizado ser do mundo. Freud explica?Já o fiz, muitas não mereciam me ver tão prostrado assim.Mas, que fazer: não há justiça metafísica nesse mundo, ainda mais para os chorões como eu.Óbvio que muito homem e mulher deve ter me achado o "bundão" em situação assim.Tem amigo meu que nunca vi chorar, mas já vi homem chorando como criancinha até por motivo fútil.Há mais chorão entre o céu e a terra do que sonha o nosso vão senso comum.
     Já chorei, além da música, ao ver quadro, poema, paisagem, até mesmo ao ver a beleza de uma moça jovem dançando.Coisa de quem envelhece e ainda tem um saco de lágrimas para gastar.Talvez eu chore muito porque tenha muito ódio guardado dentro de mim.Uma coisa compensa a outra.A maior parte das lágrimas encerou o  chão de meu quarto, sou quase que acionista de fábrica de lenço de papel.Não vou botar a culpa na rinite alérgica.Mas não vejo a ausência de lágrimas como prova de insensibilidade.As rochas não choram mas sentem a dureza do vento e da chuva; se chorassem não seriam rochas, mas algo que se assemelha às rochas sem o ser.Há os humanos que são rochas, alguns como pedra sabão.
     Mas vou aprender a chorar menos.O tempo se encurta, poderia me antecipar chorando a minha própria futura morte, como choro, silenciosamente os que se foram , até mesmo os que morreram e não conheci - ah, maldade da ausência de eternidade! -, chorar pelo sofrimento de antes e de sempre da humanidade, tão sofredora e chorosa que é.Para onde vai o pranto pela humanidade?Lágrimas de sal que encheriam os oceanos de mais sal, o sal que salgou o mar de Pessoa pelo pranto das que viram seus entes queridos partindo para nunca mais além do grande mar oceano.Viver, sofrer, amar, pensar e chorar.Assim é nossa vida, assim gira  o mundo, as máquinas da civilização assim se movimentam.
   Ainda bem que as mulheres continuam chorando.Eu também já negligenciei o choro alheio, mácula assumida na minha conduta.Forma de ser duro.Afinal, homem não chora.Não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário