Este é o retrato de Emile Floge feito por Gustav Klimt.Para se ser mais exato, a parte de cima do retrato que, posteriormente, o pintor ligou com o restante.Para Klimt o trabalho do fundo da pintura era essencial, o que produzia a atmosfera colorística pretendida, principalmente por meio dos elementos decorativos ou arabescos. Emile foi a grande musa de Klimt, homem mulherengo, em torno do qual se construíam lendas de estar sempre cercado de muitas modelos nuas enquanto trabalhava.As velhas lendas em torno do artista e seu atelier...Em verdade trabalhava sempre com uma modelo só por vez, isolado do mundo com ela.Ninguém nunca o viu trabalhando num atelier.Emile era uma mulher avançada para a época, não dependendo economicamente de nenhum homem(era comerciante de roupas finas e alta costura, uma espécie de Coco Chanel da Viena da época), culta e sem amarras.Foi confidente e melhor amiga de Klimt até sua morte, em 1918.Há vasta correspondência entre os dois, viajaram muitas vezes juntos, constantemente vistos juntos em ocasiões sociais.Ele a desenhou muito, fez várias pinturas dela; mas justamente esta, que ele muito apreciava, não era do agrado dela , até hoje não se sabendo o porquê disso.Pelo que vi de fotos dela, parece-me até que ele a fez mais bela na pintura.Como deveria ser esperado, naturalmente.Casado duas vezes, com dois filhos e muitos casos amorosos, inclusive com a famosa Alma Mahler, mulher de Gustav Mahler, ele, contudo, e pelo que se tem da correspondência e dos relatos de amigos e conhecidos íntimos, não teve relações que podemos chamar de mais íntimas com Emile.Cá entre nós, fazendo uma coisa tão bonita , a partir de uma mulher, nem precisa mesmo transar com ela.Talvez até atrapalhasse.
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