sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

No ano novo, salve seu sonho

     O que seria um projeto para um ano novo?Ano novo, sempre a mesma coisa de todo ano velho que passou.São as convenções que mantêm acesas as esperanças.Faz parte da dimensão humana.No choque com a realidade, a coragem surge sempre de uma ilusão que criamos para nós.Essa ilusão pode virar realidade porque, praticamente, tudo se cria a partir da ilusão de que a realidade pode ser criada a partir do que projetamos enquanto sonho.
     Considero-me um sonhador, antes aloprado, agora levemente entediado. E um tanto ridículo, em função do teor de minha idade.Mas que fazer; pelo menos foi uma vocação que não deixei de fomentar.A maior parte dos sonhos me fez dar com os burros n'água.Tudo bem, faz parte do jogo.Não vou recorrer a nenhuma instância arbitral metafísica.Ah, tanta fragilidade a nossa nesse universo!Como é que pode haver tanta gente com tanta certeza?Esse tipo de pessoa me dá medo, confesso.Será que sonham, elas que para mim são um autêntico pesadelo?
    
     Todos os sonhos do mundo não seriam suficientes para um só homem.Na vida, ausência de dor já é sorte; só percebemos isso quando perdemos as coisas.Principalmente se elas caíram de graça em nosso colo.Somos cegados pela realidade.Estranho, não?Pode ser que só "enxergamos" mesmo quando sonhamos.Afastados da própria realidade que nos conduz.E enxergar vai além do simples ver.Claro que nada disso nos livrará de nossa condição inelutável de solidão no mundo.Devemos para isso, assim como fazemos para com tudo nessa vida, desenvolver um aprendizado da solidão.Talvez ser sozinho seja a melhor forma de não se sentir sozinho. E sonhar a única forma concreta de encarar a realidade, tão absurda esta que até parece abstrata.Quanto mais nos sentimos afastados de algo, mais oportunidades temos de captar a essência desse algo pela observação.A essência em si nunca a teremos, nunca vamos muito além dos limites de nossas sensações e percepções. Por isso, ainda acho melhor o sonho à realidade.Algo perigoso porque a realidade social tem mecanismos de prevenção contra sonhos sem finalidade.E os sonhos sem finalidade me parecem os mais despojados e sinceros.Hoje em dia vive-se a era do sonho programático.Algo tão insólito quanto falar em "utopia possível".Só rindo....De minha parte, minha solidariedade aos sonhadores, utópicos ou não, já que, como bem dizia a mensagem da peça de Calderon, a vida é mesmo sonho.E sonhamos sozinhos.Às vezes os sonhos se cruzam....Como no poema de Pessoa:"Deus quer, o homem sonha, nasce a obra". Por isso, nesse ano que entra- que, no fundo, não é ano novo, já que a realidade e o tempo são uma continuidade que sonhamos como ideia por meio do símbolo- a coisa que posso desejar às pessoas é que salvem seu sonhos.Para mim, essa é minha única obrigação moral e ética, atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário