quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pessimismo e juventude: perigosa combinação

Então conversava com meu sobrinho sobre algumas questões políticas envolvendo nossa atualidade quando, sem perceber , acabei repetindo uma frase que ouvi de uma pessoa mais velha há muitas décadas atrás(ôpa!Denunciando a idade com isso...), numa outra distante conversa onde espelhava meu pessimismo juvenil.Sim, eu era um jovem bem pessimista, antes de meu engajamento político; com frequência passava por momentos de pessimismo, creio que muito influenciado por leitura de pensadores pessimistas.
     A uma certa altura ele levantava o fato de que talvez nada mude mesmo, que o momento apenas se desperdiça em protesto e no final todos tendem à acomodação.Eu atalhava que talvez as coisas não mudem de forma tão acentuada assim, mas devemos ter sempre em vista progressos alcançados.Sempre que depositamos muitas expectativas em eventos ou pessoas, sem relativizar a situação ou os fatores envolvidos, corremos risco de grande decepção.Algo bem natural, por sinal.
     Um temperamento romântico tende a ser pessimista.Falo do romantismo autêntico que é fatalista.Em política, o romantismo pode levar ao trágico com facilidade por criar situações de procedimento afoito.Em amores, só não dá tragédia ou muita tristeza se houver resignação com a impossibilidade de felicidade.Mas , afinal, o que é felicidade? Seria levar uma vida com pouco sofrimento?Em política, a felicidade talvez se resolvesse com a preponderância do mal menor sobre o mal maior.Mas tudo isso é meio pobre, não? Um espírito sequioso pelo mais radical, pelas paragens mais altas nos espaços mais difíceis, com maior risco, esse tipo de espírito não aceita as coisas e o marasmo tão facilmente.
    A frase de Nelson Rodrigues ,"jovens,envelheçam!", consigo entender dela o significado, mas considero que deve ser relativizada.Principalmente porque foi lançada por pessoa velha.Ah, a tal sabedoria da velhice!Procuro com lupa e custo a achar; mais fácil achar a acomodação e a frustração nessa fase da vida, mesmo a olho nu.E então os que dizem : apenas espero da vida  uma boa morte.Bem, uma parte da pessoa que disse isso já foi mesmo para o beleléu, para o reino da velha senhora de foice.Já adentrou a burocracia da fatalidade, a mesmice do dia a dia sem alma ou coração.
    Claro que a juventude inspira mais crença em sonhos.Quanto mais o tempo passa, mais os sonhos parecem ser construídos com alicerces de vento.
    Lasquei a seguinte frase para cima de meu sobrinho: mas se você não acredita em que se possa construir nada daqui para a frente, então se prepare para, daqui a uns vinte anos,   muito desconsolo e desalento; daqui a uns vinte anos já estou morto; o mundo será de vocês, não meu.Aliás, o mundo nunca foi meu, eu sim é que fui dele.
     Quem me disse aquele pensamento repetido por mim já morreu.Essa pessoa me dizia que talvez cada pequena vitória, seja na vida política, nas coisas do mundo , da história ou no plano  individual, já conta muito.A frase latina "natura nunc facit saltum" (a natureza nunca dá saltos), sei lá se não esconde algum comodismo. Muito usada por pensadores e filósofos, além de cientistas, não funciona, por exemplo, para a Mecânica Quântica.Para algumas coisas funciona, para outras não.
     Com vinte anos via e sentia o mundo de uma forma absurdamente diferente de quando tinha vinte e três.Era mais pessimista quando mais jovem, estranhamente. Mas estou longe de sofrer do complexo de "poliana", de ser um Cândido enrustido.Ainda que muita coisa conspire a favor do pessimismo, acho-o tão nocivo quanto o excesso de otimismo.Todos vamos morrer mesmo, a vida é curta, ainda que nos pareça tão longa.Então não nos resta nada senão cultivar um pouco de esperança.Mesmo que tudo conte contra.Talvez o sentido de tudo não seja nada mais nada menos que a abstenção pela busca do sentido e a insistência na luta.Por tudo, seja na política,no  amor ou  nos sonhos.Salvar o sonho ou, pelo menos, lutar pela sua sobrevivência.Difícil mas inevitável.
     O pessimismo na juventude só rende frutos se render versos ou arte.Senão, apenas cultiva o solo para o rancor da vida que nunca nos livrará do peso da morte.Afinal, viver em civilização implica em certo desconforto ou tristeza; mas também não dá para viver sem ela ,civilização, sem ela ,tristeza.Esta faz parte da matéria bruta de nossas ações.
     Triste sim, às vezes ou frequentemente; esperançoso sempre.A gente briga contra a gente mesmo e contra o resto do mundo; briga para continuar vivo.Êta bicho teimoso, esse tal de ser humano...
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário